Quem sou eu

Minha foto
Dizem que sou muito engraçada. Sou mandona, educadora, firme, (não é não!!! não vira sim, só porque insistiram muito). Sou muito observadora, guardo detalhes, palavras, atitudes, situações que passam despercebidas para os outros. O bom é que não sou facilmente enganada, o ruim, é para os outros, já que não esqueço..... e uso depois para confirmar que tinha razão! Para muitos, posso ser então considerada vingativa, uma verdadeira nativa de ESCORPIÃO, mas na verdade é só questão de percepção! Atualmente sou coordenadora da comissão da mulher advogada da OAB/Santos/SP.

sábado, maio 07, 2011

Beterraba em conserva para Nanda


Nandinha me pediu umas receitas e falou sobre a salada de beterraba que eu faço aqui em casa e aprendi com a Verena, de Blumenau há anos.


Escolho beterrabas médias. (8-10)
Lavo bem, e coloco para cozinhar na penela de pressão (coloco sempre, primeiro 1/3 de água na panela, para qualquer quantidade de alimento) Isso é o mais importante para cozinhar utilizando a pressão - respeitar esse limite.
Não coloco nenhum tempero, nem sal.
Ferveu, fecho e deixo uns 8 minutos. Desligo e não abro para aproveitar a pressão.
Se for feita fora da pressão, basta verificar se estão cozidas, porém um tantinho firmes ainda.
Esfriou, eu descasco (a casca sai facilmente com pressão dos dedos e uma faquinha para as pontas e pontos.
E, como gosto de cortes iguais, utilizo cortadores em forma de palitos. Serve aquele cortador manual de batata palito, serve o que eu acho lindo e uso aqui do polishop, ou à mão, no formato que preferirem.
Escolher onde vai ser guardado. uso uma tuperwere alta e quadrada.
Para conserva:
Primeiro, colocar dois dedos de vinagre, na vasilha. Uma colher de sobremesa de sal e uma de açúcar - se não houver restrição de nenhum dos dois - pressão alta e diabetes... preocupação que não tinha antes...tudo culpa do DNA....


Aí, colocar a beterraba cozida e cortada e acrescentar água até cobrir.
Pode usar a do cozimento da beterraba, mas eu faço gelatina com ela, acrescentando um pacotinho de gelatina de maracujá e um suquinho tb - pode ser clight e light e pode ser com açúcar os dois tb. Coloco pra gelar. Eu acho uma delícia. já fiz com suco de laranja, e tb com polpa de maracujá.
Tb já fiz engrossando com maizena, ficando um pudim.
A beterraba dura bem uma semana na geladeira. Pode acrescentar cebola cortadinha, etc

Um comentário:

Nanda disse...

Comi no almoço, no jantar e no almoço de novo! uma deliiiicia... e super fácil de fazer né... vou fazer também... e ensinar minha vózinha, já que a beterraba é um alimento tão bom né!!
Brigada Veraaaa.... amei!
beijinhosss